Depois da série retrospectiva que relembrou as principais notícias de 2010, o Via Legal volta a exibir programas inéditos com muitas novidades e prestação de serviço ao cidadão. Na edição desta semana, o destaque são as falhas ainda comuns em boa parte dos hospitais da rede pública de saúde. Analice Bolzan conta a história de uma família de Curitiba que perdeu a filha de apenas três anos por negligência da médica que estava de plantão. A dor da perda motivou os pais da criança a entrar na Justiça. Tanto o hospital quanto a profissional responsável pelo atendimento foram condenados.
Do Espírito Santo, Viviane Rosa mostra os transtornos causados pela maior mineradora do país. A fábrica da Vale que funciona em Vitória libera um pó preto que invade as residências e causa danos à saúde da população. Os moradores se mobilizaram e decidiram brigar nos tribunais para que empresa pague indenização aos prejudicados e, principalmente, que resolva o problema de forma definitiva.
O Via Legal também acompanhou a conquista de um morador de São Paulo que esperou décadas para receber uma indenização dos Correios. O aposentado entrou com ação na Justiça depois da ter sido atropelado por um veículo da empresa. O acidente foi em 1973 mas o caso só foi concluído no ano passado, durante um mutirão do Judiciário que pretende acabar de vez com o estoque de processos antigos.
Ainda nesta edição, Juliano Domingues fala sobre a disputa de terras em um bairro nobre de João Pessoa, na Paraíba. Os donos de um aeroclube querem a demolição de um prédio que teria ultrapassado a altura máxima permitida para manter a segurança dos vôos. Já a construtora do condomínio, afirma que a escola de aviação ampliou a pista de decolagens sem autorização do Estado.
O Via Legal também pode ser visto pela internet www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com
Exibições:
Quarta – 21h30
Sexta – 18h
Domingo – 18h
Terça – 12h
_______________________________________________________________________________
Fonte: TV Justiça
