Bernardinho conta que, quando tinha entre 14 e 15 anos, jogava no Infanto-Juvenil do Fluminense e o treinador do time adulto, Feitosa, um dia, lhe convidou para participar de amistosos fora do Rio Janeiro com o time adulto.
É claro que ele foi, porque o sonho do todo atleta jovem é estar um degrau acima, eles querem jogar no meio de gente grande, e, mais ainda, ser convidado pelo treinador do time adulto vibra na mente do atleta jovem como prestígio, valorização etc.
Porém, ao aceitar o convite de ir jogar com o time adulto, é obvio que ele desfalcou o time dele, o Infanto-Juvenil, e quando se reapresentou ao seu treinador, o Bené, não foi poupado. Bené disse-lhe:
– Bernardo, como líder e capitão do nosso time, você não foi verdadeiro! Você falhou, abandonou seus companheiros justamente quando eles mais precisavam de você, só para jogar uns amistosos com os adultos. Você foi ajudar os outros que não são seus companheiros e não precisavam de você naquele momento.
Bernardinho disse que nunca mais esqueceu a lição que aprendeu com o seu treinador, o Bené, que com meia dúzia de palavras duras e claras disse-lhe como deveria conduzir sua vida pessoal e profissional dali para frente. Assim, descobriu um dos GRANDES SEGREDOS DA LIDERANÇA VERDADEIRA.
—————————————————————————————————————————————————————————————————-
Nossos Comentários:
Um dos grandes erros do mundo corporativo e até do mundo dos esportes ocorre quando os líderes não valorizam a força do diálogo, ou seja, quando não colocam em primeiro lugar o diálogo, e assim, muitas vezes, inevitavelmente um passa por cima do outro. Às vezes até sem intenção, mas isso ocorre pela falta de tempo em saber conversar e em saber ouvir, como ocorreu nesse caso. Por que Feitosa não foi conversar com Bené para saber se o menino Bernardo podia participar de alguns amistosos?
A falta de diálogo entre os Líderes fez que a vaidade tomasse conta de Bernardinho, pela ansiedade de ir jogar alguns amistosos com o time adulto e pela falha do líder Feitosa, e o induzisse a agir errado e falhar com todo o grupo.
E é assim mesmo que ocorre conosco. Se não nos cuidarmos, o falso ego, o orgulho negativo e a vaidade tomam conta. E esses são sentimentos maléficos que têm o poder de interromper o nosso caminho rumo à evolução, e é neste momento que deve entrar em ação o LÍDER VERDADEIRO; quanto mais for quebrado o falso ego, o orgulho negativo e a vaidade, mais leve, mais oxigenada estarão as suas energias para você evoluir continuamente na sua jornada.
As palavras duras e claras do Bené mostraram a Bernardinho o quanto vale a pena fazer parte de uma equipe, que o valor do nós é imenso diante do pequeno significado do eu. Bernardinho disse que nunca mais esqueceu aquelas palavras, uma verdadeira lição de vida.
Mas agora quero lhe convidar para constatar se Bernardinho está sendo verdadeiro com o que disse. Responda somente para você os três primeiros questionamentos abaixo:
1) Você sabe qual é o esporte coletivo que necessita do verdadeiro trabalho em equipe e que venceu quase tudo que disputou nos últimos anos?
2) Você sabe qual é o treinador (líder verdadeiro) mais vitorioso dos últimos anos?
3) Você conhece algum treinador de esporte coletivo (onde é necessário o verdadeiro trabalho em equipe) que tenha ficado mais de um ano comandando o time ou a seleção e obtendo tantas conquistas?
Você sabe por que Bernardinho está à frente da Seleção Brasileira Masculina de vôlei desde 2001, apresentando os melhores resultados e tornando-se uma organização praticamente invencível até hoje, agosto de 2007, período em que disputou 23 competições, obtendo 19 primeiros lugares, 3 segundos lugares e 1 terceiro lugar?
Simplesmente pelo fato de ser um líder verdadeiro e, assim, agir dentro da sua organização com honestidade, humildade, paciência, educação, comprometimento, respeito, abnegação, perdão, pois são esses comportamentos que resistem ao desgaste permanente causado pela rotina do dia a dia. Isso que é liderança verdadeira exercida ao longo dos anos, submetida à prova permanente do tempo.
Você como líder verdadeiro, mantém diálogo com as pessoas do seu relacionamento?
Você tem conseguido quebrar o falso ego, o orgulho negativo e a vaidade?
Bem, as respostas dos últimos questionamentos interessam somente para você, e ninguém mais precisa ter acesso a elas. Lembre-se sempre de que quanto mais claro elas estiverem na sua mente, mas líder verdadeiro você será.
Pense em tudo isso, lembrando-se de que liderança verdadeira é comportamento e não cargo ou função, por isso estou aqui torcendo para que você tenha uma vida repleta de muita alegria, saúde, paz e amor regado por muito trabalho, pois só assim conseguiremos chegar onde desejamos, que é colher o nosso crescimento pessoal e profissional.
Carlos Wendell Pozzobon
Fonte: Portal RH, com adaptações
