Campanha divulga painel que combate a veiculação de informações falsas
Como um grande desserviço nos últimos dois anos, as FakeNews tornaram-se algo bastante prejudicial na comunicação. A desinformação crescente em veículos de mídia e redes sociais, principalmente no popular Whatsapp, vem levando o público a uma ignorância preocupante referente a diversos assuntos pautados diariamente, principalmente os de cunho político.
A expressão que se popularizou é um tanto quanto equivocada, afinal, Fake News não são notícias falsas. Notícias são, por si só, informações apuradas por jornalista profissional, publicadas em veículo com nome e endereço conhecidos e construídas dentro da praxe da ciência da comunicação social. O termo em questão é referente a informações falsas criadas e disseminadas por pessoas com má-intencionadas, sem compromisso e ética para com a verdade.
Buscando sempre o correto em tudo a que se propõe, o CNJ já está a postos para combater esse tipo de inconveniência dentro do Judiciário. Lançado em abril de 2019, o Painel de Checagem de Fake News é uma iniciativa que dá suporte à divulgação de uma informação universal correta e comprometida com o interesse público. Com o objetivo de identificar a circulação de notícias falsas relacionadas ao Poder Judiciário e esclarecer a respeito do conteúdo, o Painel disponível no Portal do CNJ monitora informações falsas e equívocas e, quando identificadas, repassa-as aos parceiros para checagem de conteúdo.
Além do Painel, você também pode monitorar e ajudar a impedir a veiculação de Fake News.
Como? Acompanhe com a gente algumas dicas: (em formato de infográfico)
– A informação tem link?
É essencial que QUALQUER notícia que chegue até você esteja acompanhada de um link para a fonte; do contrário, duvide. Sempre que possível é interessante analisar a origem de qualquer fato.
– O link abre ou está “quebrado”?
Identificar o link no corpo do texto, na imagem ou no vídeo recebido ainda não dá o aval necessário para tratar o conteúdo como verdade. Sempre clique no endereço virtual para conferir se está sendo direcionado para um site válido que confirme a informação veiculada.
Acompanhe a série de matérias com dicas para o combate contra as Fake News, publicadas semanalmente até o final de março. A luta pela verdade é uma luta de todos.
Juan Espiñeira – 5403
Seção de Comunicação Institucional
