Você sabe usar o Sistema Auditar?

  • Post category:Notícias
You are currently viewing Você sabe usar o Sistema Auditar?

 

Descubra como operar a plataforma de forma eficiente.

Desde 2018, as auditorias internas promovidas pela Secretaria de Auditoria (SAU) do CNJ contam com o auxílio do Sistema Auditar, desenvolvido e cedido pelo Banco Central do Brasil. Na ferramenta todas as etapas do ciclo de auditoria são registradas, de modo a unificar os registros e facilitar futuras consultas. Outra vantagem é permitir que toda a troca de informações entre a equipe de auditoria e as unidades auditadas ocorra por meio do próprio sistema.

Na dinâmica do processo de auditoria, são três momentos em que os auditados deverão utilizar a ferramenta para prestar informações à SAU:

1 – No preenchimento do questionário de avaliação de risco:

O questionário de avaliação de risco é enviado anualmente aos chefes de unidades responsáveis por processos auditáveis. Esse questionário tem o objetivo de levantar dados para a elaboração do Plano Anual de Auditoria do ano seguinte.

2 – Quando há solicitação de auditoria:

A solicitação de auditoria é uma requisição de informações, documentos ou manifestações que pode ser enviada à qualquer unidade no curso de uma auditoria. É por meio dessa solicitação que as unidades respondem questionamentos feitos pela equipe de auditoria ou manifestam-se a respeito de achados contidos no relatório preliminar (também chamado de Quadro de Resultados).

3 – E por fim, no monitoramento:

Nesta fase, é acompanhado o cumprimento das recomendações contidas em um relatório final de auditoria. Nessa ocasião, auditores e auditados trocam informações a respeito de soluções para eventuais achados de auditoria.

Independentemente do momento em que o auditado necessite se pronunciar, podem surgir dúvidas sobre a operacionalização do Sistema Auditar. Para saná-las, a Secretaria de Auditoria informa que mantém um espaço na Intranet denominado “Sistema Auditar – Orientações ao Auditado”. Clique aqui para acessar guias e vídeos educativos que auxiliam o usuário a utilizar o sistema nas situações apresentadas acima.

A equipe de auditoria do CNJ lembra que, sempre que for necessária a manifestação dos usuários por meio do Sistema Auditar, será enviado um e-mail de alerta aos gestores das unidades auditadas.

Ainda tem alguma dúvida? A equipe da SAU está disponível pelo e-mail sistemaauditar@cnj.jus.br ou pelo ramal 4851.

 

SAU/SECIN