#VocêNaIntranet: dicas de viagem

  • Post category:Notícias
You are currently viewing #VocêNaIntranet: dicas de viagem

Quer sair da cidade mas ainda não tem um destino? Confira dicas de quatro colegas do CNJ 

materia-viagens2

Déborah Zampier, Daniel Souza, Fábio Martins e Lucas Oliveira dão dicas de viagem no CNJ. Fotos: Luiz Silveira (direita), Gilmar Ferreira e arquivo pessoal

Viajar para novos lugares é sempre uma experiência única. Conhecer uma nova cidade, outra cultura, usos e costumes diferentes do seu. Tudo isso enriquece a caminhada da vida e deixa tudo mais leve. Nesse clima de viagem, quatro colaboradores do CNJ dão dicas de roteiros imperdíveis, dentro e fora do Brasil, para que as suas próximas férias ou aquele feriado prolongado sejam inesquecíveis. Confira:

Cuba – Déborah Zampier, jornalista (Secretaria de Comunicação Social – SCS) 

Foto Deborah“Como muitas pessoas, eu também queria conhecer Cuba antes que o fim do embargo influenciasse demais na cultura local. Digamos que eu consegui… Muitas coisas chamaram minha atenção em Havana, capital do país, como a arquitetura bem antiga (e bem velha e destruída em alguns lugares) e a cultura musical! Em cada cantinho da cidade você escuta um som diferente. Como é um país que tem proibição a armas de fogo, é seguro andar pela cidade. Você ainda vê portas e janelas abertas nas casas. Para fugir um pouco do agito da capital, fui para Trindad. A cidade colonial é da época em que os espanhóis tiveram muito interesse em Cuba, por volta do século XVIII. Considero-a como uma ‘Ouro Preto’ cubana, cheia de casinhas coloridas e população tranquila. E se você quiser experimentar a verdadeira comida cubana, sugiro comprar a moeda local e visitar os restaurantes dos bairros que supostamente não são para turistas. Além do contato com a população, você terá uma real noção do que eles comem e o que apreciam nos sabores.” 

Trinidad, Cuba. Foto: Débora Zampier

 

Uruguai – Daniel Souza, analista judiciário (Seção de Educação Corporativa – SEDUC) 

IMG-20160219-WA0011“Fui com dois amigos do CNJ para o Uruguai e gostei muito da experiência no país. As pessoas de lá são muito atenciosas e receptivas. Os atendentes do hotel em que me hospedei eram bem simpáticos. Perto dali, tinha uma pizzaria muito boa, a Il Mondo Della Pizza. O ambiente é bastante agradável e as pizzas são saborosas; vale a pena conferir. Você também não pode deixar de experimentar o delicioso doce de leite. Fora da capital, a pequena cidade de Colônia do Sacramento é uma excelente opção para conhecer um Uruguai mais sossegado. A cidade tem características bem coloniais nas construções. As opções de passeio têm preços acessíveis e eu gostei de conhecer os museus e o farol da cidade.”

 

 

Colonia del Sacramento, Uruguai. Foto: Daniel Souza

 

Maceió – Fábio Martins, analista desenvolvedor (Departamento de Tecnologia da Informação – DTI) 

12107675 1932830040276389 1726477947 n1“Aproveitei a baixa temporada, em outubro, e fui a Maceió. Quase sempre vou de carro, mas desta vez decidi ir de avião e alugar um carro por lá. Como sou triatleta, busquei locais apropriados para a prática esportiva e fiquei bem satisfeito com as várias opções que encontrei, principalmente as praias desertas do litoral norte; elas são muito bonitas e valem a visita. Destaco as praias do Francês, do Toque, Porto da Pedra e Barra do São Miguel. Arrisco-me a dizer que são o caribe brasileiro. A maioria das praias não possui quiosques, então a sugestão é se hospedar nas pousadas que ficam na orla. Os atendentes são supersimpáticos e receptivos e a comida geralmente é bem gostosa também. Na cidade, também gostei muito do restaurante Bodega do Sertão. Ele oferece diversas opções para todos os gostos e bolsos, é bem diversificado. E se você estiver passando pela Praia do Ipioca, fica também a sugestão do Quiosque do Hibiscus. O local tem estrutura de clube, com piscinas, ofurôs e bar. Lá servem várias bebidas e diversos tipos de comida também.”  

Praia de Japaratinga, Alagoas. Foto: Fábio Martins

 

Caribe colombiano – Lucas Oliveira, fotógrafo (Secretaria de Comunicação Social – SCS)

San Andrés Azul-10Cayo Bolívar, Caribe. Foto: Lucas Oliveira

“Em novembro do ano passado, fui com minha namorada à ilha de San Andrés, caribe colombiano. Aproveitei uma mega-promoção (que frequentemente se repete) e paguei cerca de R$ 1.000,00 (com taxas incluídas) na passagem de ida e volta. Sim, o mar é realmente tudo aquilo que dizem. Não consegui diferenciar as 7 cores de azul, mas vi bem umas 4. Para quem gosta de frutos do mar, a ilha é o paraíso. Destaco o “La Regatta”, que ganhou o prêmio de melhor restaurante do caribe colombiano. É uma delícia, e não tão caro: uma refeição para 2, com entrada, prato principal e uma garrafa de vinho, saiu a R$220,00. O que deixa a desejar em San Andrés são alguns passeios: muitas pessoas aglomeradas em pequenas praias, coisas “turísticas” demais (como tirar selfies passando a mão em arraias, lembremos do pobre golfinho). Aconselho que o viajante busque passeios mais isolados, como o paradisíaco filete de areia “Cayo Bolívar” (essa foto é de lá), uma mini praia no meio do nada, imersa no azul completo.”

 

Se você tem alguma dica e experiência de viagem que queira compartilhar, entre em contato conosco! Quem sabe algum colega se inspira com o seu depoimento. Contamos com você 🙂

Jônathas Seixas

Comunicação Interna