Tribunal de Contas da União aprova contas de gestores do CNJ

Você está visualizando atualmente Tribunal de Contas da União aprova contas de gestores do CNJ
Foto: Gil Ferreira/CNJ
Compartilhe

As contas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) referente ao ano de 2019 foram aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A partir da análise desses documentos, o TCU avaliou que o trabalho realizado pela Secretaria de Auditoria do CNJ tem servido de suporte para a melhora dos resultados na gestão.

A análise das contas do órgão de cúpula do Poder Judiciário cumpre decisão do TCU de 2019, quando o CNJ foi selecionado entre as unidades prestadoras de contas a ter suas contas formalmente julgadas. O relatório de prestação de contas analisado pelo TCU é composto pelo Relatório de Auditoria de Gestão (n. 2020/004), elaborado pela Secretaria de Auditoria, e pelo Relatório de Gestão feito pelos gestores do CNJ.

“Considera-se que o controle interno vem dando uma contribuição adequada e suficiente neste momento para que a unidade prestadora de contas evolua no que diz respeito ao planejamento de ação, dos resultados qualitativos e quantitativos da gestão e avaliação dos indicadores”, informa o acórdão.

Acesse o acórdão completo do TCU sobre as contas do CNJ

Para o TCU, o aprimoramento da gestão em órgãos públicos é um tema de extrema importância para o aperfeiçoamento operacional de uma administração pública moderna. Entre outros quesitos de gestão pública analisados, o TCU avaliou que há uma atuação pró-ativa da Secretaria de Auditoria do CNJ e que a avaliação da gestão do patrimônio do Conselho tem representado uma boa prática de controle interno.

Ao fim da avaliação, as contas do CNJ foram aprovadas em acórdão relatado pelo ministro Raimundo Carneiro e pelo representante do Ministério Público, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado.

Agência CNJ de Notícias