As perspectivas e desafios do Poder Judiciário e as iniciativas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte para uma melhor prestação de serviço à população serão tema do 1º Encontro da Justiça Potiguar, evento inédito formulado para integrar todos os magistrados do estado na próxima sexta-feira, dia 25 de abril, no auditório da Escola da Magistratura do RN (ESMARN).
A solenidade de abertura está prevista para ocorrer às 9h e contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino, acompanhado dos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Emmanoel Campelo e Paulo Eduardo Teixeira e do diretor de gestão estratégica do CNJ, Ivan Bonifácio. Participam ainda o corregedor geral de Justiça, desembargador Vivaldo Pinheiro; o ouvidor, desembargador Claudio Santos; a presidente da Associação dos Magistrados do RN (Amarn), a juíza Hadja Rayanne Alencar; e o anfitrião da Esmarn, o desembargador Expedito Ferreira, diretor da Escola.
De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino, o 1º Encontro da Justiça Potiguar será uma oportunidade ímpar para os juízes conhecerem e opinarem sobre as ações estratégicas da gestão e situarem o trabalho que realizam perante o momento nacional do Poder Judiciário.
“O juiz precisa conhecer de perto as iniciativas que estão sendo empreendidas com o objetivo de dar maior celeridade aos processos, melhorar o atendimento à população e respaldar o trabalho realizado nas comarcas. Ele precisa saber como está o planejamento da Justiça. Esse grande encontro será importantíssimo nesse sentido”, ressalta Aderson Silvino, destacando o ineditismo da iniciativa.
Dentre os nomes relatados, o primeiro palestrante será o conselheiro Emmanoel Campelo, que falará sobre Projetos Legislativos de interesse do Judiciário, seguido por Ivan Bonifácio, com a Exposição dos resultados alcançados pelo Judiciário brasileiro em 2013 e a divulgação das metas prioritárias em 2014.
Outros temas em pauta que serão debatidos ao longo do evento são os programas desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça como o Expresso Judiciário, ADJ e Cidade Judiciária, Mutirão de Improbidade Administrativa, Processo Judicial Eletrônico (PJe). A programação segue até às 17h.
Saiba Mais – O 1º Encontro da Justiça Potiguar será o coroamento do esforço realizado por juízes, desembargadores e servidores ao longo do ano de 2013. Além disso, serão debatidos os principais desafios da Justiça brasileira e apresentados os resultados de projetos encampados pelo TJRN. O evento contará com a presença de conselheiros do CNJ entre os palestrantes, com os temas Redistribuição da força de trabalho e Assuntos de interesse do judiciário em tramitação no legislativo.
Fonte: TJRN