1ª entrância no Tocantins está 100% no Sistema e-Proc

Compartilhe

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) comemora mais um grande passo em sua modernização: as doze comarcas que integram o grupo de 1ª entrância da Justiça estadual já estão 100% digital, atuando com todos os processos em tramitação inseridos no Sistema Eletrônico de Processos, e-Proc.

O avanço na digitalização é resultado de uma série de ações adotada pela presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, com o objetivo de valorizar o primeiro grau de jurisdição, investindo na Interiorização da Justiça, e se antecipando a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A criação do Núcleo de Apoio às Comarcas – Nacom foi um dos pontos que alavancaram esse trabalho. Através do Núcleo foi promovida a organização cartorial em diversas comarcas e os servidores foram treinados e auxiliados no procedimento de digitalização e inserção de processos no e-Proc.

Outra medida da gestão 2013/2015 que impulsionou as atividades foi a publicação da Portaria nº 1.656/2014, que determinou a virtualização da 1ª entrância até 15 de julho de 2014. Integram a 1ª entrância as Comarcas de Almas, Araguacema, Aurora do Tocantins, Axixá do Tocantins, Figueirópolis, Goiatins, Itacajá, Novo Acordo, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Tocantínia e Wanderlândia.

A digitalização de forma integral é reflexo do empenho e comprometimento de juízes, servidores, parceiros e voluntários. Cada magistrado buscou estratégias para promover a virtualização dos processos sem prejuízos ao atendimento e rotinas de trabalho.

Todas as Comarcas receberão o Selo Judiciário 100% Digital, instituído pela presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, por meio da Portaria nº 2249, de 9 de julho de 2014, publicada no Diário da Justiça, n° 3388.

Fonte: TJTO