1ª VIJ do DF inicia preparação das famílias para adoção

Compartilhe

Na última quarta-feira (8/2), no auditório da 1ª Vara da Infância e da Juventude (1ª VIJ), às 14h, foi aberto oficialmente o Programa de Preparação Psicossocial e Jurídica para Adoção, destinado às famílias que pretendem acolher crianças e adolescentes. Aproximadamente 70 pessoas, hoje, 48 famílias que postularam adoção no Distrito Federal. Além do Juiz Titular da 1ª VIJ, Renato Rodovalho Scussel, o evento contou com a participação de representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e do Núcleo de Assistência Jurídica da Infância e da Juventude.

A preparação psicossocial é exigência legal contida no artigo 28, § 5º, do Estatuto da Criança e do Adolescente, e constitui requisito para os pretendentes ingressarem no cadastro de adotantes. A preparação vinha sendo realizada pelos parceiros da 1ª VIJ, tais como instituições de ensino superior nas áreas de Psicologia e Assistência Social, contudo, a partir deste ano, passa a ser realizada pelos técnicos da 1ª VIJ.

Com a medida, os psicólogos e assistentes sociais da Vara assumem a etapa de preparação simultaneamente com a fase seguinte, a da avaliação psicossocial dos pretendentes, necessária para verificar se os candidatos à adoção oferecem um ambiente saudável e favorável à criança. À frente das duas etapas, a equipe da 1ª VIJ conhece as famílias desde o início do processo de acolhimento, o que irá acelerar o procedimento e aumentar a produtividade do trabalho.

O evento foi aberto pelo Juiz Titular da 1ª VIJ e contou com a presença da Promotora de Justiça da Infância e da Juventude Fabiana de Assis e do Coordenador do Núcleo de Assistência Jurídica da Infância e da Juventude, Sérgio Domingos, além da equipe da Seção de Colocação em Família Substituta da 1ª VIJ (SEFAM). Contou, também, com palestra sobre procedimentos de adoção, a ser proferida pela equipe da SEFAM, seguida de relato de uma família sobre sua experiência com adoção.

Do TJDFT