O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) celebrou, na quarta-feira (30/3), mais um ano de história. São mais de três décadas buscando aprimorar os serviços prestados à população, em sintonia com o que há de mais atual na área de tecnologia, gestão de processos e de pessoas. Inovação tem sido, nos últimos anos, a palavra de ordem no TRF5. O Tribunal tem investido em projetos ousados, estabelecer parcerias sustentáveis e promover ações voltada aos bem-estar da magistratura e outros profissionais, além de se adaptar às novas dinâmicas de trabalho.
Em dois anos de pandemia, o TRF5, que atua em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, nunca parou. Mesmo diante das restrições sanitárias, o órgão capacitou a força de trabalho e investiu em ferramentas e soluções tecnológicas. Com a Resolução n. 31/2021, por exemplo, disciplinou as sessões presenciais, telepresenciais e virtuais, ampliando o teletrabalho.
Em 2022, 60% de servidores e servidoras das áreas administrativa e judiciária do Tribunal já desenvolvem suas atividades laborais em regime híbrido, trabalhando, alguns dias da semana, de forma remota e, em outros, presencialmente. Para o presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, o tribunal tem acertado no cumprimento da sua missão. “O mais importante é que estas ações têm como objetivo a satisfação da prestação jurisdicional que é buscada pelos cidadãos e pela sociedade.”
Ao se adaptar às novas condições de trabalho, a 5ª Região continua em busca da excelência na prestação de seus serviços. Em 2021, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TRF5 apresentou um dos melhores índices de produtividade e eficiência do Judiciário: 79% do IPC-Jus.
A instituição também lançou um programa que impulsiona a cultura de inovação tecnológica, formando laboratoristas de inovação em toda a 5ª Região. Para chancelar projetos e ações de impactos regionais ou nacionais, ainda foi criado o “Selo JF5 em Rede” e intensificadas ações de integração com o Judiciário estadual, por meio do Programa Justiça 4.0, o que permitiu o compartilhamento de boas práticas da Justiça Digital para atender com mais eficácia a população.
Cidadania e sustentabilidade
Graças aos investimentos em tecnologia, o serviço e atendimento também foram ampliados. É o caso do Balcão Virtual, instituído durante a pandemia e em funcionamento até hoje, que permite o atendimento ao público externo, por meio da plataforma Zoom. Há ainda o “Simplifica”, sistema que possibilita aos usuários indicar a preferência entra as agências bancárias do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal que desejam receber os valores de Requisições de Pequenos Valor e Precatórios.
Além disso, em 33 anos de existência, o TRF5 vem investindo, cada vez mais, em projetos sustentáveis. Em parceria com Companhia Energética de Pernambuco, implantou três usinas fotovoltaicas. Uma delas conta com 150 placas solares, instaladas em uma área de 290 m², na coberta do prédio anexo ao edifício-sede do TRF5. O equipamento tem capacidade de gerar 60 kW/ano e proporcionar uma economia de 104 MWh/ano ao Tribunal, o que significa uma redução de R$ 35 mil no custo anual de energia elétrica da instituição.
Fonte: TRF5