SE: Comitê Estadual de Saúde promove reunião para debater sobre novo coronavírus

Você está visualizando atualmente SE: Comitê Estadual de Saúde promove reunião para debater sobre novo coronavírus
Foto: TJSE
Compartilhe

Foi realizada na quarta-feira (10/06), por videoconferência, reunião da presidente do Comitê Estadual de Saúde de Sergipe, a juíza Iracy Mangueira, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), com gestores estaduais e municipais da área da saúde, representantes dos Conselhos de Saúde de todos municípios sergipanos e também com o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (Cosems/SE), Enock Ribeiro. O objetivo foi discutir medidas de combate ao coronavírus.

O encontro virtual foi uma preparação para a próxima reunião, que terá a participação de todos membros do Comitê. “Tentamos compreender como está sendo tratada a questão da pandemia, como estão funcionando os fluxos de atendimento, lotação das unidades, ocupação de leitos, atendimento de demandas eletivas, entre outros temas. Enfim, foi uma reunião de alinhamento e aproximação do Comitê com quem desenvolve a política púbica para poder subsidiar os magistrados quanto às demandas que começam a aparecer em relação à Covid-19”, informou a Iracy Mangueira.

“A reunião foi muito importante para reforçar o papel do Judiciário no esforço conjunto do combate ao coronavírus. Além de informações quanto à aplicação da verba de prestações pecuniárias que o Tribunal destinou, através da Corregedoria, com auxílio do NAT-JUD aos órgãos e entidades da saúde, exclusivamente para combate ao coronavírus. As secretarias de Saúde informaram o estado atual da pandemia e estratégias de enfrentamento”, explicou Gustavo Machado, coordenador do Núcleo de Apoio Técnico (NAT-JUD).

Ainda durante a reunião, foi informado que está sendo feito um levantamento sobre o grande impacto do coronavírus nos números da judicialização da saúde. Também participaram da reunião representantes da Vigilância Epidemiológica de Sergipe, Secretaria estadual da Saúde, Secretarias municipais de Saúde, além de advogados, enfermeiros e farmacêuticos do NAT-JUD.

Fonte: TJSE