O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT23) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) destinaram R$ 143 mil para o hospital de Colíder (MT). O dinheiro foi usado para substituir camas hospitalares e garantir atendimento adequado aos pacientes infectados pelo novo coronavírus na região.
A destinação foi aprovada na última reunião do Comitê Interinstitucional de Ações Afirmativas, formado pelo TRT23, MPT e a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os recursos são resultado de condenações de ações civis públicas e danos morais coletivos movidos pelo MPT pelo desrespeito à legislação trabalhista.
Foram recebidas oito camas elétricas e sete simples. A diretora do hospital, Mírian Moreira, explica que essa aquisição vai contribuir muito neste momento em que Mato Grosso enfrenta a pandemia. “Agora nós podemos substituir as camas antigas que a gente já tinha disponibilizado na área da Covid-19. Elas estão sendo usadas desde o primeiro caso da doença registrado esse ano, em março.”
Conforme Miriam, as camas serão úteis mesmo após a pandemia. “Quando o fluxo de pacientes com Covid-19 for reduzido, as camas elétricas vão compor os leitos da UTI adulto existentes já no hospital. E as mais simples vão para a clínica específica para cirurgia.”
A diretora da unidade ressaltou ainda a importância dessa parceria para toda a região atendida pelo hospital. “Só temos a agradecer a parceria da Justiça do Trabalho com esse projeto que veio nos ofertando a doação dessas camas para atribuição dos nossos leitos para atendimento da Covid-19, suspeitos ou confirmados da doença na nossa região.”
A destinação de recursos segue as recomendações publicadas pela corregedoria do TRT23 e pelo Conselho Nacional do Ministério Público. Ambos orientam que os valores sejam disponibilizados para a promoção de ações afirmativas com foco em medidas de combate ao vírus causador da crise de calamidade pública.
Todas as destinações feita pela Justiça do Trabalho, em parceria com o MPT, relacionadas com a Covid-19, podem ser conferidas no menu “Covid-19: Atos, Notícias e Produtividade” do site do TRT23.
Fonte: TRT23