A cidade de Marabá/PA estava praticamente parada, conta Cláudia Regina Faracho Moura, juíza da Vara Agrária de Marabá: trabalhadores rurais assentados, liderados pelo MST, interditaram a Rodovia Transamazônica e as vias de acesso à cidade. A população teve dificuldade até para ir ao trabalho.
“As pessoas não conseguiam transitar”, conta Cláudia Faracho. Os serviços do Fórum e do Ministério Público, por exemplo, foram prejudicados pela falta de servidores. “Resolvemos intervir para evitar um problema maior”, explica.
A situação foi normalizada no final da manhã desta quinta-feira (16/06) quando, por intermédio do Fórum de Assuntos Fundiários do Conselho Nacional de Justiça, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, decidiu receber os líderes dos assentados e integrantes do Fórum Fundiário para tratar das reivindicações dos trabalhadores.
Os assentados pedem infraestrutura para escoar a produção, escolas, financiamento e apoio técnico para o cultivo da terra. A expectativa é que diversos órgãos envolvidos nessas questões também participem da reunião de segunda-feira, já que muitos pontos da pauta dependem de outros ministérios.
Gilson Luiz Euzébio
Agência CNJ de Notícias