A Justiça Federal do Paraná é parceira do Projeto Gralha Confere, idealizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para checagem de informações duvidosas sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral nas Eleições 2020. Durante o período eleitoral, informações e checagens produzidas pelo TRE-PR veiculados na “Central de Combate à Desinformação Gralha Confere” serão reproduzidas no site oficial da Justiça Federal do Paraná e nas mídias sociais oficiais da instituição.
As dúvidas sobre notícias suspeitas serão enviadas pelos eleitores para que se possa aumentar o potencial informativo em âmbito regional. O conteúdo produzido pelo “Projeto Gralha Confere” será fundamentado no Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Só serão realizadas checagens de notícias referentes à segurança do voto eletrônico e ao processo eleitoral.
O Gralha Confere é um projeto oficial da Justiça Eleitoral paranaense. As checagens, restritas a conteúdos relacionados ao processo eleitoral, à segurança do voto eletrônico e à legitimidade da Justiça Eleitoral, baseiam-se em dados oficiais.
O objetivo é aumentar o potencial informativo do processo eleitoral em âmbito regional, subsidiar a cobertura jornalística das Eleições, esclarecer os eleitores e manter a integridade do pleito, por meio de métodos internacionais de fact-checking, ou seja, checagem jornalística. Assim, o TRE-PR pretende minimizar a esfera de influência da desinformação no Paraná.
As dúvidas sobre notícias suspeitas são enviadas pelos eleitores pelo aplicativo de mensagens no número (41) 98700-5100.
Fonte: JFPR/TRF4