A juíza da 42ª Zona Eleitoral, em Atalaia do Norte (AM), Andrea Jane Silva de Medeiros, com a finalidade de manter a situação das aldeias indígenas do Vale do Javari que, devido a um isolamento originado tanto por conta da distância, como de ações desenvolvidas pelos órgãos de Saúde, permanecem sem casos de Covid-19, reuniu-se com o promotor eleitoral, Elanderson Duarte, com o prefeito em exercício, Felipe Sanches, com o coordenador da Funai, Henry Charles Silva, e com o coordenador da Secretaria de Saúde Indígena, assim como com as lideranças indígenas do Vale do Javari, para tratar do protocolo de segurança sanitária feito em conjunto com os órgãos de Saúde para as eleições municipais.
Os candidatos não farão campanha presencial nas aldeias. A propaganda dos candidatos a prefeito serão transmitidas pela rede de rádio da União dos Povos do Vale do Javari, com tradução no idioma nativo de cada etnia (Matis, Marubo, Mayuruna, Kanamary e Kulina).
Os mesários serão todos residentes nos locais de votação, que serão montados dentro de seis aldeias do Vale. Para cada local de votação, vai haver um técnico de votação e um policial militar, que passarão por teste RT/PCR, seguido de quarentena, fazendo logo após isso novo teste, para então poderem entrar nas comunidades.
O material de votação, que compreende, além da urna eletrônica, a lista de candidatos, as canetas, fitas, almofadas para carimbo, entre outros, passarão por desinfecção prévia. Desta forma, a Justiça Eleitoral pode garantir a participação destes povos no processo democrático com a segurança que a situação requer, preservando o direito ao voto, bem como a saúde destes cidadãos e cidadãs.
Fonte: TRE-AM