Realizada entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, numa versão completamente virtual, a XV Semana Nacional da Conciliação no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acaba de finalizar o balanço geral dos números. O levantamento mostrou que, apesar de todos os contratempos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, a campanha conseguiu manter os índices de realização de audiências e atendimento ao público e ainda apresentou um incremento no montante de valores homologados.
Com mais de R$ 10 milhões acumulados nos acordos, essa edição mais que dobrou o valor registrado nas edições passadas, sinalizando um novo recorde de homologação. Os resultados finais ainda registraram o atendimento de cerca de 10.400 pessoas, 7.617 audiências realizadas e 1.506 acordos celebrados, em todo o estado. Os valores são considerados muito significativos dada a necessidade do isolamento social e utilização de tecnologias virtuais para realização dos atos.
Seguindo o formato de teletrabalho adotado pelo Poder Judiciário paranaense e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), essa edição da Campanha foi totalmente organizada para o formato virtual. Todos os atendimentos, bem como as audiências, foram realizados por meio de chamadas de vídeo on-line.
A cerimônia de abertura foi feita por videoconferência e transmitida ao vivo no canal do YouTube da 2ª Vice-Presidência do TJPR, reunindo autoridades, como o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, o prefeito de Curitiba Rafael Greca, além do presidente do TJPR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, do 2º vice-presidente, desembargador José Laurindo de Souza Netto, e da desembargadora Joeci Camargo.
Como afirma o 2º vice-presidente do TJPR, a adaptação da Semana Nacional da Conciliação para o meio virtual seguiu a mesma linha dos serviços disponibilizados durante este ano. “Para garantir a segurança de todos os envolvidos decidimos manter o atendimento remoto que nos trouxe ótimos resultados. Durante a pandemia, o Cejusc Virtual já havia sido lançado para o tratamento de situações pré-processuais, onde o cidadão pode efetuar seu pedido direto pelo site do TJPR; e para os pedidos dos Juizados Especiais também abrimos uma opção por e-mail. São formas de garantir o acesso aos serviços judiciais sem a necessidade de deslocamento dos cidadãos.”
Devido à suspensão das formas de divulgação presenciais, o enfoque de toda a comunicação sobre a campanha foi adaptado para o meio virtual. Com o objetivo de integrar e interagir com toda a equipe de magistrados e servidores, a 2ª Vice-Presidência preparou um material de divulgação online, para ser compartilhado nas redes sociais por todos aqueles que participassem da Campanha. Foram produzidas artes, figurinhas do WhatsApp e posts, que ficaram disponíveis no site da Campanha. Integrando a divulgação, pelo segundo ano consecutivo, o “Conciliômetro” do TJPR atualizou os dados parciais diariamente pelas redes sociais.
Fonte: TJPR