O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) abriu edital de seleção para contratação de empresa que desenvolverá a plataforma Sniper – ferramenta de pesquisa e recuperação de ativos. O novo sistema vai auxiliar em processos envolvendo crimes contra sistemas financeiros complexos, como corrupção e lavagem de dinheiro.
O Sniper é um dos projetos que integram o programa Justiça 4.0, parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do PNUD. Seu objetivo é aplicar inovação e tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados, aos serviços do Judiciário.
A empresa que será contratada terá que desenvolver um sistema capaz de cruzar informações de diferentes bases de dados, com a finalidade de expor vínculos societários, patrimoniais e financeiros entre pessoas físicas e jurídicas, que não seriam facilmente identificáveis apenas na análise documental. A ferramenta deve explorar esses vínculos por meio de interface gráfica, tornando a investigação mais rápida e eficiente.
Nesta quarta-feira (12/5), às 15h, representantes das empresas interessadas podem participar de conferência prévia com a equipe do PNUD, para esclarecer dúvidas e obter mais informações a respeito do Sniper. A reunião será por meio da plataforma Zoom e o link está disponível na área do processo licitatório.
Agência CNJ de Notícias