O atendimento nos juizados dos aeroportos localizados em cidades-sede da Copa das Confederações 2013 será alvo, pela primeira vez, de profunda avaliação pelos seus usuários. Questionários de avaliação do atendimento e do serviço prestado estão sendo finalizados por um grupo de trabalho instituído pela Corregedoria Nacional de Justiça para apoiar a criação e o aprimoramento do trabalho de juizados do torcedor e de juizados especiais nos aeroportos das cidades que sediarão o evento.
A avaliação envolverá a prestação do serviço, de forma geral, e a atuação dos prepostos das companhias aéreas e dos funcionários dos juizados durante o atendimento aos usuários. A ideia da avaliação surgiu durante cursos de capacitação em conciliação que estão sendo oferecidos a prepostos e servidores de juizados que vão atuar durante a Copa das Confederações 2013. Os cursos estão sendo promovidos pelo Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação, a pedido do grupo de trabalho.
Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Mariella Ferraz de Arruda Nogueira, a intenção é que o modelo de avaliação se torne algo permanente e possa contribuir para a melhoria dos serviços. “Depois vamos conversar com as companhias aéreas sobre esses resultados”, explicou o juiz André Gomma, membro do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação.
Integrantes do grupo de trabalho do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Fifa reuniram-se na última quinta-feira (9/5), no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para discutir a atuação dos juizados do torcedor e dos aeroportos durante o evento. Na reunião, representantes da Fifa e do Comitê Organizador apresentaram as diretrizes do plano de segurança durante os jogos.
Em relação aos juizados dos aeroportos, ficou definido que, no período de 10 de junho a 5 de julho, os juizados terão atendimento 24 horas. A medida envolverá também os juizados dos aeroportos de São Paulo, porta de entrada para a grande parte dos torcedores e turistas internacionais. Será criada uma rede direta de comunicação entre os juizados e os responsáveis jurídicos das companhias aéreas, a fim de maximizar o número de conciliações durante nesse período.
A Copa das Confederações 2013 acontece no período de 15 a 30 de junho. Os jogos serão realizados nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Fortaleza/CE, Recife/PE e Salvador/BA.
Tatiane Freire
Agência CNJ de Notícias