A Corregedoria Nacional de Justiça lamenta, com muito pesar, o falecimento, nesta data, do desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
Magistrado vocacionado, íntegro e sensível, o desembargador Eladio dedicou sua vida à proteção dos direitos coletivos e dos mais vulneráveis.
Assim o fez, com sucesso, por meio da educação, especialmente o aperfeiçoamento do profissional da magistratura.
Com mais de 40 anos de atuação em escolas judiciais, foi pioneiro em propor a educação de juízes a partir de problemas práticos vivenciados no exercício da profissão.
Foi, ainda, protagonista na criação da Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam) e na construção do ideal de uma magistratura ética, humana e comprometida, que norteia a atuação da escola.
Sua trajetória, que certamente se confundiu com a evolução da educação judicial no Brasil, foi reconhecida nacionalmente em 2017 pela Enfam, que o agraciou com a Comenda do Mérito em Educação Judicial.
Na ocasião, o desembargador Eladio citou Érico Veríssimo, referindo que “felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente”.
Com a alegria e a simplicidade que lhe eram peculiares, certamente se reportou ao legado inestimável que deixou à magistratura e à toda sociedade brasileira.
À família, nossos sentimentos.
Ministra Maria Thereza de Assis Moura
Corregedora Nacional de Justiça