Justiça eleitoral de SE alcança o 2º lugar no Ranking Nacional da Transparência

Você está visualizando atualmente Justiça eleitoral de SE alcança o 2º lugar no Ranking Nacional da Transparência
Foto: TRE-SE
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) alcançou a segunda colocação no Ranking Nacional da Transparência 2021. O levantamento anual realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) envolve todos os tribunais brasileiros, inclusive os superiores, englobando a Justiça Comum, a Federal, a Militar, a do Trabalho e a Eleitoral. O resultado foi divulgado nessa terça-feira (24/8), durante a 2ª Reunião Preparatória do 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

Com a pontuação de 99,48%, o TRE-SE ficou empatado na segunda colocação com os TREs do Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte e Rondônia. O Tribunal de Justiça do Pará atingiu a pontuação máxima, conquistando a primeira colocação nacional.

Por meio de um questionário eletrônico, os tribunais responderam até 83 itens, divididos em nove temas: gestão; audiências e sessões; serviços de informações ao cidadão (SIC); tecnologia da informação e comunicação; gestão orçamentária; licitações, contratos e instrumentos de cooperação; gestão de pessoas; auditoria e prestação de contas; sustentabilidade e acessibilidade.

O presidente do TRE-SE, desembargador Roberto Eugênio da Fonseca Porto, e o diretor-geral do Tribunal, Rubens Lisboa, celebraram a classificação da Justiça Eleitoral sergipana. “É motivo de orgulho presidir um Tribunal com servidores tão dedicados à missão de bem servir àpopulação. A publicidade/transparência é um princípio constitucional que deve nortear os gestores públicos. Atingir a segunda colocação entre 92 tribunais brasileiros é uma conquista expressiva”, afirmou o presidente Roberto Porto.

O diretor-geral evidenciou o dedicado trabalho dos servidores. “O resultado ora festejado é fruto do empenho de todas as unidades publicadoras e da coordenação efetivada pelo Comitê Gestor de Conteúdo de Internet e Intranet (CGCI).”

Instituído pela Resolução CNJ n. 260/2018, o Ranking foi criado para estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem as informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil o acesso aos dados de gestão. Em 2020, os primeiros colocados, com 98,56% de qualificação, foram o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) e o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Fonte: TRE-SE