Com pontos de coleta seletiva em todas as unidades e campanhas de conscientização, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) segue realizando ações em prol dos eixos econômico, social e ambiental da sustentabilidade a partir do envolvimento das pessoas que trabalham ou passam pelas unidades do órgão. “Os servidores e membros do tribunal de Justiça são considerados ícones pela sociedade e podem contribuir sobremaneira na mudança cultural. Ajudar o próximo e preservar a natureza são ações de responsabilidade de todos”, destacou o presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães.
O Tribunal vai lançar uma página sobre responsabilidade social no site, que dará acesso direto às informações de cada campanha. Um delas propõe a conscientização sobre a importância da redução do uso de copos de plásticos descartáveis. Pesquisas indicam que um copo descartável demora até 400 anos para se decompor completamente e que a adoção do uso do copo reutilizável como hábito pode evitar o uso de até 426 copos descartáveis por ano.
Na mesma linha, segue a campanha pela Coleta Seletiva Solidária, que consiste no descarte do “lixo” nas lixeiras coletoras correspondentes à natureza do resíduo: papel (de cor azul), plástico (vermelha), vidro (verde), metal (verde), orgânicos (marrom) e não recicláveis (cinza). Os materiais que forem descartados da forma adequada serão doados a cooperativas e associações de catadores de resíduos, que podem reverter esses materiais em renda.
O descarte de medicamentos vencidos, pilhas e baterias na lixeira comum também está no foco da ação, uma vez que o descarte indevido causa contaminação das águas e do solo. Depois de arrecadados, esses resíduos serão encaminhados de maneira ambientalmente adequada ao seu destino final e sem risco.
Responsabilidade social
O tribunal também promove a coleta de materiais escolares de escrita. Os materiais arrecadados serão enviados para o programa de reciclagem de instrumentos de escrita Faber-Castell. Além de gerar consequências positivas ao meio ambiente, a empresa reverterá parte do valor obtido com a reciclagem dos materiais doados a uma entidade sem fins lucrativos ou escola, conforme seleção realizada pelo Tribunal.
No caso da coleta de tampas e lacres de latas, os produtos arrecadados serão destinados à reciclagem e a renda obtida será convertida em recursos financeiros para aquisição de itens necessários para os pacientes do Hospital do Amor, que ofertará atendimento gratuito à população de Palmas e interior do estado.
A Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social ainda propôs campanhas sobre o uso racional de água, energia e recurso de impressão, as quais serão igualmente divulgadas nos grupos de trabalho do tribunal e nas redes sociais. A unidade ressalta que todas essas iniciativas são pensadas e formuladas de modo a atender as diretrizes que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dá aos tribunais de todo o país e visam a melhorar a pontuação do TJTO no Prêmio CNJ de Qualidade.
Fonte: TJTO