CNJ abre novo curso para formar instrutores em conciliação e mediação, em Brasília

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente CNJ abre novo curso para formar instrutores em conciliação e mediação, em Brasília
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) coordena, a partir desta segunda-feira (24/2), o IX Curso Presencial de Formação de Instrutores em Mediação e Conciliação, que será ministrado a 35 servidores do Judiciário de todo o País e voluntários, na sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O curso se estenderá até sexta-feira e tem como objetivo formar servidores do Judiciário e voluntários com orientações pedagógicas para treinamentos em conciliação e mediação judicial já oferecidas para mais de 200 instrutores em mediação e conciliação no Brasil.

Participarão servidores públicos vinculados a Tribunais de Justiça ou pessoas com histórico de contribuição com o programa de conciliação ou mediação de tribunal estadual e quem participou de curso de formação em mediação, com duração mínima de 32 horas, com técnicas autocompositivas e estágio supervisionado.

O curso é dividido em três partes: inicialmente, aborda uma visão geral do modelo pedagógico para docência em mediação. A segunda parte do curso faz um panorama dos diversos treinamentos oferecidos nessa área: Curso Básico de Mediação Judicial, Curso de Conciliação, Curso de Mediação de Família e Curso de Mediação Vítima-Ofensor e discute situações específicas dessa área. O último bloco consiste na parte prática do treinamento, na qual os novos instrutores deverão lecionar e ser avaliados por alunos quanto às suas competências pedagógicas.
   
“Estamos preparando cada vez mais pessoas nessa cultura que não é a do embate. Pelo contrário, ao capacitarmos nossos servidores, preparamos nossa Justiça para mudar aos poucos essa cultura responsável pela gigantesca soma de 92 milhões de processos em tramitação”, disse o conselheiro Emmanoel Campelo, coordenador do Comitê Gestor do Movimento Permanente pela Conciliação do CNJ.

A iniciativa do curso é do Comitê Gestor Nacional da Conciliação e segue as determinações da Resolução CNJ n. 125, que instituiu a Política Judiciária Nacional de Tratamentos de Conflitos.

O curso é gratuito, mas, em troca da formação dos instrutores, os Tribunais de Justiça devem manter o servidor em função que o permita lecionar cursos de capacitação de conciliadores e mediadores, inclusive em outros tribunais. Os novos instrutores, por sua vez, deverão lecionar cinco cursos gratuitamente para o tribunal.
 
Para o curso, será utilizado, basicamente, material elaborado pelo CNJ, sempre atualizado no portal. A carga horária prevista é de 40 horas em formato presencial e o aluno deverá ter frequência de 95%, além de ser aprovado pelo instrutor para concluir a primeira fase do curso de formação.

Serviço:

IX Curso de Formação de Instrutores em Mediação e Conciliação
Data: 24 a 28 de fevereiro
Horário: de 8h a 12h e de 14h a 18h
Local: TRF 1ª Região – SAU/SUL Quadra 2, Bloco A, Praça dos Tribunais Superiores

Regina Bandeira
Agência CNJ de Notícias