Museu comemora três anos acolhendo a memória do TRF da 4ª Região

Você está visualizando atualmente Museu comemora três anos acolhendo a memória do TRF da 4ª Região
Compartilhe

O Museu do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está completando três anos de existência. Inaugurado em 29 de março de 2019, como parte das comemorações de 30 anos do órgão, o museu funciona como uma área diferenciada para acolher a memória do TRF4, com tecnologia digital para mostrar as inovações nas áreas de processo eletrônico e decisões judiciais que fizeram história ao longo de mais de três décadas de existência do Tribunal.

No espaço, é possível ver o acervo histórico e acessar conteúdo digital por meio de monitores de vídeo instalados em totens. O local conta também com tecnologia moderna de acessibilidade. O conteúdo digital está dividido em quatro pilares que reúnem grandes temas relacionados à cidadania, decisões, inovação e institucional.

No eixo “Cidadania”, a pessoa pode consultar as ações promovidas pelo TRF4 para assegurar acesso à Justiça e conhecer algumas estratégias e ações socioambientais. Já o eixo “Decisões” possui um amplo acervo de reportagens realizadas pela equipe do TRF4 do programa “Via Legal”, com as principais decisões proferidas pelos órgãos julgadores do Tribunal, com destaque para julgados históricos e de grande relevância.

“Inovação” é o eixo que apresenta os sistemas desenvolvidos pelo TRF4 que asseguram o cumprimento da missão institucional de proporcionar uma justiça célere e efetiva, além de uma administração eficiente e sustentável a toda sociedade. Destaque para o eproc, SEI, SEI Julgar, GEAFIN, SERH, G4 e Tela TRF4. Por fim, o eixo “Institucional” aborda a história oral da instituição, contada pela magistratura e outros profissionais.

Localizado no andar térreo do prédio sede, em Porto Alegre (RS), o Museu teve a desembargadora Marga Inge Barth Tessler como primeira diretora. Atualmente, quem o ocupa o cargo é o desembargador Thompson Flores, ex-presidente do TRF4. E a supervisão é da servidora Maria Regina Swytka Goulart, do Setor de Documentação e Memória.

Fonte: TRF4

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade