O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) concluiu a migração de mais de 3,5 mil processos físicos da 1ª e 2ª Varas Criminais da comarca de Parnaíba para o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). Com isso, essas unidades judiciárias se tornaram 100% digitais.
Ao todo, foram digitalizados 3.609 processos. A equipe realizou triagem, higienização, digitalização e download dos processos, validação, distribuição até sua migração para o PJe, com a devida intimação das partes envolvidas. Além disso, após o cancelamento do acervo físico no Sistema Themis Web, os respectivos processos foram acondicionados em 212 caixas-arquivo e profissionais da Vara foram orientados sobre a manutenção dos autos em Secretaria até o trânsito em julgado da decisão de cada processo virtual.
“Com a gestão dos processos em um único sistema, será possível atuar com maior agilidade na prestação jurisdicional e elevar a produtividade da unidade beneficiada”, afirmou Vanessa Martins Cardoso, chefe da Distribuição do 1° grau da comarca de Teresina. O juiz titular da 2ª Vara Criminal de Parnaíba, Marcelo Mesquita, explicou que, “com a tramitação única, alcançamos uma maior agilidade na tramitação dessas ações penais, com segurança na manutenção e integridade de documentos, além de uma melhor organização e divisão de tarefas dentro da unidade”.
“A migração do acervo processual visa à tramitação dos processos em um sistema único, o Processo Judicial Eletrônico (PJe). E esse é um trabalho fundamental para o ganho de celeridade no Judiciário piauiense. Os resultados positivos desse projeto já são visíveis nas unidades onde foi executado”, ressaltou o corregedor-geral do TJPI, desembargador Fernando Lopes.
Fonte: TJPI