"Parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), associações de classe, universidades, Ministério Público e comunidade tem rompido a barreira que separa o Judiciário da população mais carente. Implantado há pouco mais de um ano no estado, a partir de uma experiência pioneira do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, o projeto Justiça Comunitária alcança hoje 55 bairros de Cuiabá e começa a se espalhar pelo interior mato-grossense.
O princípio é simples: pessoas da própria comunidade são treinadas para orientar o cidadão comum a buscar seus direitos e a solucionar, a partir do diálogo, seus conflitos. De uma só vez, a iniciativa alivia o Judiciário, ao evitar a entrada de novos processos, e desperta para a cidadania a população menos assistida pelo poder público. Desde o início do ano, a Justiça Comunitária realizou mais de 700 atendimentos, entre consultas, acordos e encaminhamentos. A conciliação foi possível em mais de 30% dos casos."
Esse é um trecho de matéria publicada na página do Movimento pela Conciliação na internet (www.conciliar.cnj.gov.br). Para ler a íntegra, acesse o site ou clique aqui.