CNJ apresenta Movimento pela Conciliação a advogados

Compartilhe
Os conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Paulo Lôbo e Eduardo Lorenzoni apresentaram, na manhã desta segunda-feira (11/09), o Movimento pela Conciliação ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também participaram da apresentação o desembargador Marco Aurélio Buzzi e a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nancy Andrighi. "Esta iniciativa tem por objetivo disseminar a cultura da conciliação entre os operadores de direito e à população em geral", explicou Paulo Lôbo. Ele disse que a participação dos advogados é fundamental para o êxito da iniciativa. "Desde o começo, chegou-se à conclusão de que o movimento não chegará a bom termo se não tivermos a participação efetiva da OAB", disse.
O conselheiro Eduardo Lorenzoni informou aos conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil que o Movimento pela Conciliação foi lançado no dia 23 de agosto, pela presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, mininstra Ellen Gracie, com a parceria de diversos órgãos do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, entre outros.
Os objetivos do movimento, segundo explicou o desembargador Buzzi, são "diminuir substancialmente o tempo do processo" e fornecer mecanismos destinados à realização de acordos. A ministra Nancy Andrigui disse que mais importante que "solucionar o conflito" é "diluir o conflito" e que quando as partes interessadas chegam a uma saída em conjunto, é mais fácil que isto aconteça.