O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargador Roberto Pessoa, foi convidado pelo Tribunal de Justiça da Bahia e vai se integrar à campanha de divulgação e promoção do Dia Nacional da Conciliação, em 8 de Dezembro. Nesta segunda-feira, ele assina, juntamente com o presidente do TJ-BA, Benito Figueiredo, o acordo de cooperação com sete dos mais importantes veículos de comunicação do Estado. O acordo será assinado no gabinete da Presidência do TJ entre o dois tribunais e os jornais A Tarde e Tribuna da Bahia; rádios Sociedade, Educadora, Bandnews e Programa Raio -X da Itaparica FM e as emissoras de televisão Aratu, Itapoan, Band e TVE.
O Tribunal de Justiça está se preparando para promover acordos em mais de quatro mil processos no mutirão do Dia Nacional da Conciliação, em 8 de dezembro.
No caso do TRT-5 já houve uma reunião para definir a estratégia de trabalho, estabelecendo-se que ele será realizado durante os dias 4 a 7 de dezembro.
Na 1ª instância serão encaminhados para leilão entre 200 e 300 processos em fase de execução, envolvendo de oito a dez juízes. Na 2ª instância, os processos são de Salvador e Região Metropolitana, cujos agravos de petição forem distribuídos agora em novembro.
Os presidentes das turmas do Tribunal trabalham com a expectativa de 15 processos para cada turma (Assessoria de Comunicação Social do TJ-BA).