Justiça do Trabalho da 14ª Região prepara conciliação em Rondônia e no Acre

Compartilhe

A Justiça do Trabalho da 14ª Região confirmou a adesão ao Movimento Nacional pela Conciliação, proposto pela presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Ellen Gracie, e vai realizar um grande mutirão dia 8 de dezembro nas suas unidades de Rondônia e Acre, com o apoio da Amatra XIV, Seccionais da OAB, Ministério Público do Trabalho, Centrais Sindicais, Sindicatos e Meios de Comunicação.

A juíza-presidente, Elana Cardoso Lopes Leiva de Faria, se reuniu com a juíza Isabel Carla de Melo Moura Piacentini, presidente da Amatra XIV, com o juiz Lafite Mariano, titular da 1ª VT de Porto Velho e com o Secretário-Geral da Coordenação Judiciária, Romário Nunes Thaddeu, e criou uma comissão especial para coordenar o Movimento na jurisdição da 14ª Região.

Segundo a coordenadora da comissão, juíza Isabel Carla, os juízes e equipes das Varas do Trabalho já estão selecionando os processos que tramitam, prioritariamente em fase de execução, com possibilidades de acordo entre as partes, para inclusão na pauta especial do “Dia Nacional da Conciliação”.

Empregados e patrões

Os empregados (exeqüentes) e patrões (executados) que tenham processos em qualquer uma das unidades da Justiça do Trabalho e estejam interessados em propor acordos, devem procurar a Vara do Trabalho, na qual tramita a ação para inclusão na pauta especial.

Os dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccionais de Rondônia e Acre estão cientes do movimento e também vão acompanhar seus clientes durante as audiências. A juíza-presidente, Elana Cardoso, além de anunciar a adesão do Tribunal, fez um apelo também aos sindicatos, centrais sindicais e OAB, para que as Assessorias de Comunicação dessas entidades e instituções apóiem o Movimento pela Conciliação.

A Ascom do TRT iniciou contatos com os veículos de divulgação de Rondônia e Acre, com vistas à divulgação do Movimento Nacional pela Conciliação. Na quarta-feira (22) última, foram encaminhados às sedes das 32 Varas do Trabalho um “kit? com cartazes, folders e adesivos “Conciliar é legal? para serem afixados em lugares visíveis para que os servidores, juízes, advogados, empregados e patrões saibam maiores informações sobre a campanha. (Assessoria de Comunicação Social do TRT 14ª Região).