O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (Brasília) participa do Dia Nacional da Conciliação – 8 de dezembro – com um mutirão de audiências no Foro Trabalhista de Brasília, na 516 Norte, das 14h às 16h30. Todos os cidadãos e empresas que tiverem processos na primeira instância da Justiça do Trabalho do Distrito Federal (nas varas trabalhistas de Brasília, Taguatinga e Gama) podem agendar sua audiência pelo site do Tribunal. Por meio de um ícone específico será possível emitir um convite para que a outra parte do processo compareça à audiência, que será agendada eletronicamente. O sistema vai estar disponível a partir desta segunda-feira (27) até 5 de dezembro.
Ambas as partes precisam necessariamente comparecer à audiência. Se apenas uma estiver presente, ela não poderá ser realizada. Quem não puder ou não quiser agendar pelo site, mesmo assim poderá ser atendido pela Justiça do Trabalho. Basta as duas partes do processo comparecerem espontaneamente ao Foro Trabalhista da 516 Norte e aguardarem a realização da audiência. A Caixa Econômica Federal fará plantão para providenciar o pagamento dos acordos firmados.
O presidente em exercício do TRT10, juiz Mário Caron, garante que haverá juízes em número suficiente para atender a todos os que buscarem a conciliação de seu processo no dia 8 de dezembro. "Nosso objetivo é aproximar as partes para que, por meio do espírito conciliatório, possam manifestar sua vontade e realizar um acordo vantajoso para ambos os lados", explica.
O Dia Nacional da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que lançou no último dia 23 de agosto o Movimento pela Conciliação. O projeto pretende difundir uma nova cultura no país para a resolução de conflitos. A sua implantação não depende de nenhuma lei nem de investimentos financeiros, já que ele utiliza a estrutura administrativa do Judiciário. (Mais informações: Ana Cristina Sampaio (61 3348-1402/ 61 8133-9285)