TRT-8ª Região adere ao Movimento Nacional da Conciliação

Compartilhe

-8ª Região adere ao Movimento Nacional da Conciliação

 O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, com jurisdição nos Estados do Pará e Amapá, adere ao Movimento pela Conciliação promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizando a "Semana da Conciliação Consciente", no período de 4 a 7 de dezembro de 2006. No dia 8 de dezembro, o CNJ, promove em todo o Brasil o dia Nacional da Conciliação, data em que também se comemora o dia da Justiça. Haverá no judiciário federal, estadual e trabalhista um grande mutirão, em todos os Estados, com a realização de audiências de conciliação e divulgação da relevância do entendimento na solução dos conflitos.

No TRT da 8ª Região a Semana da Conciliação Consciente terá três grandes ações: O Balcão da Conciliação, a Campanha pela Conciliação Consciente e uma Mesa Redonda com representantes de instituições, sindicatos, associações de classe e vários segmentos da sociedade civil.

O Balcão da Conciliação funcionará no hall do prédio das Varas do Trabalho de Belém, o que dará maior visibilidade ao evento. Servidores informarão ao público o objetivo primordial da justiça trabalhista, que é exatamente a conciliação, o número de conciliações na 8ª Região, além de orientações de como ela pode ser feita.

 A Campanha pela Conciliação Consciente mobilizará estudantes, servidores e a sociedade em geral. Haverá premiação para as melhores redações sobre o tema "A importância da Conciliação na Justiça do Trabalho". Os trabalhos poderão ser entregues até o dia 6 de dezembro na Secretaria da Presidência do Tribunal.

A Mesa Redonda será no dia 7 de dezembro, às 14h, com a participação do presidente do TRT-8ª Região, de representantes do Foro de Discussões Trabalhistas, além de sindicatos, entidades de classe e a sociedade em geral.