Odair José de Lima arrumou um problema com a Prefeitura de Morada Nova, no Ceará. O assunto foi parar na Justiça do Trabalho, na Vara de Limoeiro do Norte. Os advogados das partes discutem diferenças salariais. O processo será levado às audiências de conciliação que serão realizadas nesta sexta-feira (08/12), quando acontece o Dia Nacional da Conciliação. O juiz do trabalho Sinésio Bernardo de Oliveira é quem fará a audiência.
Nesse mesmo dia serão realizadas mais cem audiências programadas. A diretora da Vara de Limoeiro do Norte, Jamille Ipiranga de Lima, salienta o enorme interesse das partes e mostra a estatística. "Em setem
E tem sido assim, desde que começou o Movimento pela Conciliação, em todas as 26 varas do trabalho do Ceará. Cada uma expediu telegramas para partes em litígio, de forma que possam resolver questões velhas, que invariavelmente deixam os envolvidos com traumas, sejam pessoa-pessoa, sejam empresas-empregados. Até prefeituras querem se livrar de problemas e buscam uma solução pacífica, pela via do entendimento.
Este comportamento foi verificado em uma viagem de mais de
Divulgado pelas rádios de So
O mesmo ocorre na vara de Crateús, onde a juiza Lena Marcílio Xerez do
Não é diferente o entusiasmo na Vara de Iguatu, no Centro Oeste. O juiz Robério Maia de Oliveira detectou o aumento da busca de conciliação no mês de novem
O entusiasmo não é menor em Crato e Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Em Crato, onde o juiz Clóvis Valença Alves Filho trabalha até com bonecos de mamulengo para incentivar as pessoas a conhecer a Justiça do Trabalho, o rádio não pára de convidar quem tiver pendência na para buscar o acordo e isso tem rendido, afirma Clóvis Valença. Ele e sua equipe estão mobilizados. "No dia 8 vamos fazer um grande mutirão, mas não nos desmobilizaremos depois, porque queremos que a população entenda que a paz, a harmonia, o entendimento, é a melhor maneira de se resolver questões trabalhistas, por exemplo, sem que fiquem seqüelas entre vizinhos ou amigos antigos", afirmou.
Em Juazeiro do Norte, os servidores Ana Cristina Paiva Guerra Rodrigues e Francisco Robério, responsáveis pela Secretaria da Vara, atestam que o juiz Francisco Gerardo de Souza Júnior, está chamando por edital quem tiver questões que possam ser fruto de conciliação. Também a imprensa do Cariri, rádios, jornais e emissora de televisão, compraram a idéia e têm aberto generosos espaços para juizes e funcionários das Varas venderem a conciliação como um passo importante para a pacificação de pessoas.
Em Baturité, o mês de novem
A diretora da Vara de Quixadá, Fátima Bezerra, foi pessoalmente entrar em contato com bancos, sindicatos e municípios do Sertão Central cearense. Além de chamar a população para a conciliação por meio de ofícios, a diretoria procurou as rádios regionais para divulgar a importância do entendimento.
Pacajus, Maracanaú e Caucaia, na região Metropolitana de Fortaleza, vão julgar, somados seus processos, perto de mil, daqui para o dia 8. O juiz Carlos Rebonatto, de Maracanau está entusiasmado. "Nós vamos ter mais de 200 casos sendo resolvidos". Em Caucaia e Pacajus a pauta ainda não foi fechada. O 8 de dezem