A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) enviou hoje (17/11) a tribunais de todo o país e a 36 entidades de classe ligadas à AMB material sobre o Movimento pela Conciliação. São 15 mil cartazes, folders, DVDs com vídeos sobre conciliação, CDs com spots de rádio. Tudo com destaque para o Dia Nacional da Conciliação, que se realiza em 8 de dezembro.
A AMB é uma das parcerias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na realização do Dia Nacional da Conciliação, que conta também com o apoio de vários outros órgãos, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de associações de magistrados, entidades, universidades, escolas de magistratura, entre outros setores da sociedade civil.
O dia 8 de dezembro será o ápice do Movimento pela Conciliação, que foi lançado pela ministra Ellen Gracie no dia 23 de agosto deste ano. O Movimento tem como objetivo fazer uma grande mobilização nacional para promover, através da cultura da conciliação, a mudança de comportamento dos agentes da Justiça, de todos os seus usuários, dos operadores de Direito e da sociedade. Além disso, pretende-se mudar comportamentos e induzir na sociedade a cultura de que um entendimento entre as partes é sempre o melhor caminho para o encerramento de um processo jurídico, com benefício para todos.