Uma coletiva, nessa segunda-feira (04/12), às 9h, do presidente do TJMG, desembargador Orlando Carvalho marcou o início da Semana de Conciliação. A sugestão de incluir nos cursos de Direito a disciplina "Formas Alternativas de Resolução de Conflitos" foi outra novidade da semana. O presidente passou às mãos de diretores de faculdade de Belo Horizonte o "Projeto Conciliação", que trata do assunto.
Em seguida, uma mesa-redonda sobre conciliação contou com as participações do presidente Orlando Carvalho, da ministra do STJ, Fátima Nancy Andrighi, do 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Antônio Hélio Silva, do 3º vice, desembargador Carreira Machado, e do presidente da Comissão Supervisora dos Juizados Especiais de Minas Gerais, desembargador José Fernandes Filho. Esse evento marcou o início do seminário que continua até o dia 7 de dezembro.
Nessa terça-feira (05/12), às 19h, o juiz do TRT e professor da UFMG, Antônio Álvares da Silva, falou sobre "Conciliação – um caminho para a Justiça Brasileira". Nesta quarta-feira (06/12), o 2º vice-presidente, desembargador Antônio Hélio Silva, faz palestra sobre "A Conciliação no Poder Judiciária de Minas Gerais". Este momento estava reservado para o desembargador Kazuo Watanabe, do TJ de São Paulo, que teve seu vôo para Minas cancelado, ficando impossibilitado de comparecer devido aos transtornos enfrentados nos aeroportos do país. Técnicas de mediação e de conciliação é o tema do encerramento do seminário, no dia 7, às 9h, com o professor da PUC Minas, Walsir Edson Rodrigues Júnior.
Todas as atividades do seminário estão sendo realizadas no auditório do Anexo I do TJ, Rua Goiás, 229. Mais informações pelo telefone 3247-8710. Será entregue certificado aos participantes que obtiverem 75% de presença. (Assessoria de Comunicação TJ-MG)
Número de visualizações: 14