O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região agendou 366 audiências para o Dia Nacional da Conciliação. De acordo com levantamento feito na tarde da última terça-feira (05/12), em Rondônia e no Acre, das 32 Varas do Trabalho, 27 estarão funcionando normalmente na sexta-feira (8/12). Segundo a juíza Isabel Carla Piacentini, presidente da AMATRA XIV, a prática diária dos juízes do trabalho nas unidades da 14ª Região é conciliar.
Os números apontam para a existência de Vara com mais de 70% de conciliações na primeira audiência. Dos processos incluídos em pauta para sexta-feira, cerca de 90% deles tramitam na fase de execução. Para os magistrados envolvidos, com relação aos processos de execução que estão sendo inseridos na pauta, existem possibilidades de acordos.
O maior número de processos incluídos em pauta é da 2ª VT de Porto Velho. Segundo o juiz do Trabalho Eudes Landes Rinaldi, que está respondendo pela titularidade da Vara, “embora até esta tarde de terça-feira estejam 57 processos em pauta, a quantidade deverá crescer até sexta-feira. Afirma ainda, que na 2ª VT, assim como em outras da 14ª Região, já é uma prática reservar as sextas-feiras para realização de acordos naqueles processos que tramitam em fase de execução e os autores esperam há algum tempo para receber seus créditos", conclui.