O presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça, desembargador José Fernandes Filho, disse nesta quarta-feira (23/08) que pedirá aos seus colegas empenho para divulgar as ações do Movimento pela Conciliação. O pedido será feito na próxima reunião do colegiado, no dia 4 de setembro. "Recebemos o Movimento com a maior alegria. Estamos convencidos de que, antes da litigiosidade, é preciso haver a fase da conciliação", afirmou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Em Minas, o trabalho do Juizado de Conciliação recebeu, em 2004, o Troféu Voluntários das Gerais, oferecido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). O projeto foi criado pelo Judiciário em parceria com a sociedade para oferecer aos grupos mais vulneráveis da população apoio na resolução consensual de seus conflitos.
Segundo o desembargador José Fernandes, esse tipo de experiência pode ser levada aos demais estados a partir da campanha de conscientização deflagrada pelo Movimento. "É um ato muito positivo do Conselho. A conciliação permite não só desafogar o Judiciário como estimula as partes envolvidas a fecharem um acordo sem brigas. O Movimento vai estimular essa nova cultura", avaliou.