Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação reúne propostas para 2007

Compartilhe

O Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação se reuniu na última terça-feira (30/01), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, para fazer avaliação dos trabalhos realizados até aqui e para definir metas para 2007.

 

O Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação se reuniu na última terça-feira (30/01), na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília, para fazer avaliação dos trabalhos realizados até aqui e para definir metas para 2007. Foram levantadas várias propostas para serem desenvolvidas este ano, que serão posteriormente levadas para a aprovação do Plenário.

Entre elas, está a institucionalização do comitê gestor do Movimento pela Conciliação e a implementação de uma nova política pública incentivo à conciliação. Também foi apresentada a sugestão de que os tribunais definam seus próprios comitês gestores para fomentação da conciliação de forma perene.

Outras idéias incluem a formação de um curso permanente de conciliadores em todos os ramos da Justiça e a elaboração de nota técnica dirigida ao Ministério da Educação (MEC) para que disciplinas de mediação e conciliação passem a ser obrigatórias nas faculdades de Direito. As sugestões serão sistematizadas pelos conselheiros Eduardo Lorenzoni e Germana Moraes, que coordenam o Movimento pela Conciliação.

Além dos dois conselheiros, participaram da reunião o desembargador Marco Aurélio Buzzi e a juíza Mariella Nogueira, que também participam da coordenação do Movimento, os conselheiros do CNJ Joaquim Falcão, Oscar Argollo e Paulo Lôbo, o secretário-geral do Conselho, juiz Sérgio Tejada, o desembargador aposentado Kasuo Watanabe, a juíza Janete Simões, o juiz André Goma e a juíza Denise Krüger.