TRT-MG realiza mais de 10 mil audiências de Conciliação

Compartilhe

 

O desembargador Tarcísio Alberto Giboski, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), encerrou, na última sexta-feira (29/06), a II Semana da Conciliação. Nas 136 Varas do Trabalho do Estado e no Juízo de Execuções foram realizadas, durante a Semana, quase 10 mil audiências, com ênfase na conciliação.

 

O desembargador Tarcísio Alberto Giboski, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), encerrou, na última sexta-feira (29/06), a II Semana da Conciliação. Nas 136 Varas do Trabalho do Estado e no Juízo de Execuções foram realizadas, durante a Semana, quase 10 mil audiências, com ênfase na conciliação. Para Giboski, a Justiça do Trabalho é obrigatoriamente conciliatória, "daí a importância de os jurisdicionados e advogados se apresentarem abertos ao diálogo e à conciliação", não com o objetivo de eliminar resíduos de processos pendentes, "pois não estamos com o serviço atrasado, mas sim, de conscientizar as pessoas para se disporem a ouvir os magistrados e procurar, em primeiro lugar a conciliação para solução dos conflitos". 

Prevendo a realização de um próximo "mutirão de conciliação"  no mês de dezembro, o presidente comunicou que serão implementados em breve programas de aprimoramento nas técnicas de juízo conciliatório, voltados para os magistrados.

O desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, presidente da Comissão de Conciliação do TRT, divulgou os números da conciliação obtidos durante este período na capital e no interior e comparou o resultado com o da primeira semana, realizada em dezembro de 2006. Ele lembrou que o sentido da semana é a conscientização para a importância do acordo. No entanto, o sucesso também foi obtido em números, devido ao empenho dos magistrados.

Nas Varas da capital, em dezembro de 2006, foram obtidos 423 acordos. No interior, 955. Já nesta II Semana foram 1.237 acordos na capital e 2.185 no interior. (TRT-MG, Assessoria de Comunicação)