TRF3 realiza mutirão de conciliação com sucesso

Compartilhe

O mutirão da conciliação sobre contratos de financiamento do Sistema Financeiro da Habitação, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª. Região, resultou em 88 acordos judiciais, de um total de 266 audiências realizadas de 10 a 13 de julho. O próximo mutirão está programado para o período de 6 a 10 de agosto.

O mutirão da conciliação sobre contratos de financiamento do Sistema Financeiro da Habitação, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª. Região, resultou em 88 acordos judiciais, de um total de 266 audiências realizadas de 10 a 13 de julho. O próximo mutirão está programado para o período de 6 a 10 de agosto. O sistema adotado pelo TRF é realizar nove audiências simultâneas, a cada meia hora, em local especialmente preparado para este fim, no 12º andar do Fórum Pedro Lessa, localizado na Avenida Paulista, 164.

O desembargador André Nabarrete, corregedor-geral da Justiça Federal da 3ª. Região e organizador do mutirão disse que esta é uma oportunidade para que tanto o mutuário como a Caixa Econômica Federal possam chegar a um acordo. "É uma iniciativa que começou na gestão anterior e que daremos continuidade porque o número de processos relativos ao Sistema Financeiro da Habitação é grande", disse ele.

O juiz Fernando Davi, coordenador das conciliações, afirmou que os mutirões apresentam soluções alternativas para o conflito. "O paradigma é tentar superar e pacificar definitivamente aqueles pontos de controvérsia que geraram num contrato de longa duração e que por vezes estão desequilibrados".