Sistema CNJ de processo virtual desembarca em Santa Catarina e ganha novos módulos

Compartilhe

O sistema de processo eletrônico do CNJ (Projudi) passará a ser usado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O Estado, que já desenvolvia sistema semelhante, repassará ao CNJ, para ser trabalhado no Projudi, os fluxos de execução fiscal  e Diário Oficial Eletrônico, entre outros avanços tecnológicos. A medida permitirá o aperfeiçoamento do Sistema CNJ que é cedidos a outros tribunais do País, representando enorme ganho de tempo

O sistema de processo eletrônico do CNJ (Projudi) passará a ser usado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O Estado, que já desenvolvia sistema semelhante, repassará ao CNJ, para ser trabalhado no Projudi, os fluxos de execução fiscal  e Diário Oficial Eletrônico, entre outros avanços tecnológicos. A medida permitirá o aperfeiçoamento do Sistema CNJ que é cedidos a outros tribunais do País, representando enorme ganho de tempo. "Demoraríamos mais de cinco anos para desenvolver estes programas. Agora, com a experiência de Santa Catarina, poderemos disponibilizar os módulos para todo o País em curto espaço de tempo. Nós e todos os tribunais que aderiram ao sistema economizaremos em retrabalho", avalia o diretor de projetos e modernização do CNJ, Pedro Vieira.

De acordo com informações do TJSC, alguns fóruns catarinenses já são virtuais. Agora, com a assinatura de convênio com o Conselho, o Tribunal aprofunda ainda mais o uso da tecnologia, alinhando-se ao Sistema CNJ, que já é usado em 15 Estados. "Santa Catarina está adotando o Sistema CNJ como o sistema brasileiro" disse o presidente da Comissão de Gestão de Informática do TJSC, desembargador Carlos Prudêncio.

O convênio permitirá, também, a implantação, em Florianópolis, do primeiro fórum totalmente virtual com o Sistema CNJ. O Conselho apóia a implantação do fórum com treinamento e doação de equipamentos –  computadores, digitalizadores e servidores de alta potência. O fórum funcionará em um terminal rodoviário no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina, local de intenso trânsito de pessoas. Naquela região moram cerca de 40 % de toda a população de Florianópolis. "Com o fórum virtual, teremos uma justiça moderna e eficiente que vai até a população", comemorou o secretário-geral do CNJ, juiz Sérgio Tejada.