Primeiro dia de Conciliação em Fortaleza alcança 80% de acordos

Compartilhe

 

A Semana Nacional da Conciliação começou bastante produtiva no Escritório de Prática Jurídica da Universidade de Fortaleza (Unifor). Segundo o professor José Clito, coordenador do curso de Direito, pela manhã, a média foi de 80% de êxito nas audiências efetivamente realizadas. Para alcançar essa meta de sucesso, a instituição organizou uma verdadeira força-tarefa. Foram mobilizados 200 alunos e uma equipe de 100 funcionários entre pessoal de apoio e professores universitários.

Para facilitar o diálogo entre as partes, os alunos receberam, há 15 dias, treinamento específico para o evento. A estudante de direito, Ana Aline Silva, do 8º semestre é uma das voluntárias e, pela primeira vez, participa da Semana da Conciliação. A expectativa dela é fazer, no período da tarde, muitos acordos para desafogar o Judiciário. "O momento é uma oportunidade de desempenhar nosso papel de cidadania, além de representar uma experiência válida para o aluno de Direito", destacou.

Já a estudante Natércia Carneiro de Oliveira enfatiza que, além do aprendizado, os trabalhos contarão como atividade complementar do currículo. "É a primeira vez que participo de um evento desta natureza e espero que a experiência possa enriquecer meus conhecimentos na área jurídica", disse.

As ações na Unifor recebem, ainda, o apoio de 12 servidores do Fórum e 8 juízes que ficarão responsáveis em homologar os acordos. A coordenação geral das atividades estará sob a supervisão do juiz Inácio Cortez, designado pelo desembargador Rômulo Moreira de Deus, diretor do Fórum, para assumir o comando operacional do evento na primeira instância.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do TJCE)