Em agosto, juízes conhecerão Cadastro de Adoção em nove capitais

Compartilhe

                       

Os membros do comitê gestor do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) irão a nove capitais em agosto para expor detalhes a juízes sobre o emprego da ferramenta que irá agilizar os processos de adoção por meio de informações unificadas. O CNA foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em abril.

    

Os membros do comitê gestor do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) irão a nove capitais em agosto para expor detalhes a juízes sobre o emprego da ferramenta que irá agilizar os processos de adoção por meio de informações unificadas.  As cidades são Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Boa Vista (RR); Goiânia (GO), Macapá (AP), Manaus (AM), Rio Branco (AC), São Paulo (SP) e Vitória (ES). O CNA foi lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em abril.

A idéia é apresentar o Cadastro e esclarecer sobre os procedimentos necessários para inserir os dados das crianças e adolescentes aptos a serem adotados e das pessoas dispostas à adoção.  A previsão é que, até setembro, o Cadastro deverá conter todas as informações das varas.

Desde abril, os integrantes do comitê já fizeram palestras nas demais capitais brasileiras, quando reuniram os juízes das varas da infância e da juventude dos estados e demais magistrados e servidores envolvidos no tema. O Comitê Gestor do Cadastro Nacional de Adoção é formado pela conselheira do CNJ, juíza Andréa Maciel Pachá; desembargador Luiz Carlos Figueiredo (TJPE); juiz Antônio Silveira Neto (TJPB); juíza Cristiana de Faria Cordeiro (TJRJ); juiz Francisco José R. de O. Neto (TJSC); e juíza Sandra Reves V. Tonussi (CNJ).  

Os juízes habilitados poderão acessar o Cadastro aqui ou no banner do CNA à direita da página de abertura do endereço eletrônico do CNJ (https://www.cnj.jus.br/) . No espaço, estão disponíveis o Guia do Usuário e o documento Perguntas Freqüentes.

SR / PV