Conciliação movimenta juizados no interior do Mato Grosso

Compartilhe
Segunda, 29 de Setembro de 2008

Houve uma intensa movimentação em 84 juizados especiais das comarcas do interior do Estado durante II Movimento de Conciliação dos Juizados Especiais de Mato Grosso, realizado na semana passada. Foram realizadas centenas de audiências previamente designadas. O objetivo dessa ação é reduzir o número de processos que tramitam nos juizados, dar maior celeridade à tramitação processual, promover a aproximação com a sociedade e a paz social.

 “A importância da semana é chamar a atenção para o valor do entendimento através do diálogo desmistificando o litígio”, salientou a presidente da Comissão Estadual do Movimento Permanente pela Conciliação, juíza Clarice Claudino da Silva. Em Barra do Garças, na Vara Especializada do Juizados Especiais foram realizadas 125 audiências com a celebração de 45 acordos. Já na comarca de Água Boa foram designadas 68 audiências até sexta-feira (26/9), sendo realizadas 58. Segundo a gestora, os casos mais comuns registrados são nas ações cujas partes são microempresas, na maioria estabelecimentos comerciais, e o consumidor.

Em Primavera do Leste foram designadas cerca de 40 audiências de conciliação, já que nas semanas anteriores foram realizadas várias audiências. A gestora do Fórum, Divanei Pereira da Silva Miranda, informou que as conciliações acontecem diariamente, sendo realizadas, por semana entre 30 e 45 audiências. Na comarca de Rondonópolis, foram designadas 342 audiências para serem realizadas durante toda esta semana. Até quinta-feira (25/9) 274 audiências já haviam sido realizadas.

O Dia Estadual dos Juizados Especiais foi comemorado na última sexta-feira (26/09) Em Cuiabá,o evento aconteceu durante todo o dia na Praça Alencastro onde os juízes dos Juizados Especiais da capital se revezaram para atender a população que procuravam obter informações ou até mesmo realizar homologações de acordos.

Fonte: Assessoria de Comunicação TJMT