Técnicos do Mato Grosso serão capacitados para atuar com Depoimento Sem Dano

Compartilhe
Quarta, 05 de Novembro de 2008

 O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Corregedoria-Geral da Justiça, realizará entre os  próximos dias 10 e 12, a capacitação de servidores da justiça e operadores do direito, para atuarem no projeto Depoimento Sem Dano. O objetivo do treinamento, a ser realizado  na Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, em Cuiabá, é reduzir danos psicológicos de uma criança ou adolescente vítimas de violência  durante  depoimentos de procedimento judicial para obtenção de declarações reais.

A capacitação será ministrada pelo juiz da Segunda Vara da Infância e da Juventude de Porto Alegre, José Antônio Daltoé Cezar, realizador do Depoimento Sem Dano. O juiz irá expor de forma geral o conjunto de idéias do projeto e sua experiência  ao abordar  os princípios fundamentais do direito penal: a ampla defesa e o contraditório, o devido processo legal e o enquadramento penal do abuso sexual. Os temas abordados durante todo o treinamento têm como objetivo familiarizar os participantes com as técnicas judiciais de coleta de testemunho e as implicações legais.

O público alvo do treinamento são os magistrados e equipe técnica das varas criminais; varas especializadas de violência doméstica e familiar contra a mulher e infância e juventude das comarcas de Cuiabá e Várzea Grande. Participarão também delegados de polícia e escrivães que atuam nas delegacias especializadas, defensores públicos, integrantes do Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso.

No Estado, 12 comarcas já estão equipadas com todos os mecanismos necessários para a realização do projeto Depoimento Sem Dano. Entre as comarcas que contam com essa ferramenta estão Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJMT