Funcionários do Fórum da Comarca de Juscimeira, a 161 km de Cuiabá, foram até a praça central da cidade para realizar atendimentos junto à população, por designação do Juízo responsável. O caminho inverso deu resultado. Durante três dias de mutirão, dúvidas foram esclarecidas e algumas ações autuadas para tramitação. O atendimento foi realizado entre os dias 18 a 20 de março, nos horários de 16h às 19h. O juiz Michell Lotfi Rocha da Silva, que responde pela comarca desde outubro de 2007, ressaltou que os principais beneficiados foram trabalhadores rurais, que normalmente retornam à cidade nesse horário e têm pouco tempo para buscar os serviços prestados pelo Poder Judiciário local.
O magistrado explicou que o objetivo do mutirão foi tornar a Justiça mais acessível ao cidadão. “Um plantão de tira dúvidas, ali, pertinho do povo, para quem estava passando pelo local ou voltando para casa. Ideal para as pessoas se sentirem mais à vontade”, afirmou. Os maiores questionamentos foram com relação a cobrança de cheques e sobre os tipos de ação que podem ser oferecidas junto ao Juizado Especial.
Antes da data marcada para início do atendimento na praça pública de Juscimeira, uma campanha foi desenvolvida junto aos veículos de comunicação locais. Faixas espalhadas pela cidade também auxiliaram na divulgação dos horários de atendimento e a documentação necessária em caso de ajuizamento de ações. Uma cartilha com informações sobre o Juizado Especial também foi distribuída à população.
O juiz Michell Lotfi Rocha da Silva adiantou que ações como esta deverão continuar ocorrendo na comarca. Tanto o próprio magistrado, como funcionários do Fórum deverão se deslocar até os três distritos do município de Juscimeira, considerados populosos e cujos moradores, muitas vezes deixam de ser atendidos por não procurarem a Justiça ou por desconhecimento de seus direitos. São eles os Distritos de Irenópolis, Fátima de São Lourenço e Santa Elvira.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT