Programa do CNJ é lançado com palestra sobre gestão de desempenho

Compartilhe

O Programa de Gestão de Desempenho (ProGD) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi lançado nesta segunda-feira (01/06) pela entidade com o objetivo de acompanhar, avaliar e aprimorar o desempenho dos servidores efetivos nas suas atribuições dentro do órgão. De acordo com o secretário geral do CNJ, Rubens Curado, o programa é de fundamental importância, diante da necessidade de se investir cada vez mais nos servidores, não apenas acompanhando o trabalho desenvolvido como também no sentido de orientá-los, ajudá-los e construir, junto com eles, a história do CNJ.

Na prática, o ProGD foi criado no último dia 7 de maio, por meio da Instrução Normativa no. 18 e se constitui em um importante programa na gestão de pessoal. No CNJ, o programa se destaca, sobretudo, pelo fato dos servidores do quadro efetivo terem sido empossados recentemente, o que favorece a uniformização dos procedimentos em busca da excelência nas funções institucionais do Conselho – dentre as quais, a de definir o planejamento estratégico do Poder Judiciário.

Alinhamento – Na abertura do programa, o especialista no tema, Orlando de Castro e Silva Campos, apresentou as principais estratégias adotadas neste tipo de programa e chamou a atenção dos participantes para o fato de que considera o trabalho iniciado pelo CNJ alinhado com as metas de um bom programa de gestão de desempenho. Silva Campos enfatizou que, antes, se entendia no Brasil que o principal problema das empresas e dos órgãos públicos era a falta de planejamento. Hoje, no entanto, acredita-se que o problema esteja na forma de desenvolver tal planejamento. O especialista lembrou que as principais regras dentro de um trabalho como este precisam ser, portanto, “planejar, desenvolver, avaliar e corrigir”.

Dentro da programação do ProGD, será realizado, no período entre esta terça-feira (02/06) e quinta-feira (04/06), o Workshop “Fiscalização de Contratos Administrativos”, voltado para a discussão de casos práticos e definição de parâmetros que levem à excelência no trabalho dos que atuam diretamente com o assunto. Também está programado para o período entre 8 e 10 deste mês o treinamento de novo grupo de servidores e nos próximos dias 15 a 16 o treinamento de avaliadores, conforme informou a chefe da seção de seleção e planejamento do CNJ, Noeme Júlia do Nascimento.

 

EF/HC/SR
Agência CNJ de Notícias