O relatório da inspeção realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos presídios do Espírito Santo, durante o mês de maio, pode ser consultado aqui. O objetivo da inspeção foi constatar as denúncias feitas sobre problemas relacionados à superlotação dos presídios, assim como falta de higiene e desrespeito aos Direitos Humanos. Fotos integrantes do relatório estão disponíveis no endereço eletrônico do CNJ no link “Agência CNJ/ Banco de Imagens” , localizado no menu à esquerda da tela.
Os juízes auxiliares da presidência do CNJ, Erivaldo Ribeiro e Paulo Tamburini, realizaram os trabalhos de inspeção entre os dias 18 e 22 de maio. Além de presídios, foram avaliadas unidades de internação e medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei. A situação encontrada no Espírito Santo foi considerada “muito grave” com a constatação de adolescentes alojados em contêineres (celas metálicas) e presos adultos convivendo com esgoto a céu aberto, em condições seriamente nocivas à saúde.
Nesta quarta-feira (10/06), o Governo do Estado do Espírito Santo deverá assinar um termo de compromisso com o CNJ para a melhoria do sistema penitenciário do Estado com a criação de 5.587 vagas no sistema carcerário, realização de concurso para agentes penitenciários e eliminação de todas as celas metálicas dos presídios.
Agência CNJ de Notícias