Cerca de três mil pessoas procuram TeleJudiciário do MA todo mês

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O sistema de atendimento por telefone oferecido aos cidadãos no Maranhão – mais conhecido como “TeleJudiciário” – tem atingido a marca de cerca de três mil ligações por mês. O sistema, que funciona desde o ano 2000, é destinado a consultas de processos em andamento no Tribunal de Justiça daquele Estado (TJMA), bem como em comarcas, varas da capital e nos juizados especiais de São Luís.

O objetivo da iniciativa é repassar informações sobre o Judiciário maranhense à população, por meio do telefone gratuito de número 0800.707.1581. E, dessa forma, aproximar os cidadãos do Judiciário.  Além de dados sobre processos, é possível obter, por meio do TeleJudiciário, dados a respeito da localização de comarcas e termos, endereço de fóruns e juizados especiais, juízes titulares, componentes do tribunal pleno e câmaras. E, também, horários de atendimento ao público, plantões judiciário e forense, concursos, tribunal do júri e realização de casamentos comunitários.

Na central que opera o sistema, 18 atendentes são encarregados de orientar a população sobre os procedimentos corretos para se entrar com uma ação na Justiça. E, de acordo com o caso, é possível especificar que tipo de ação poderá ser movida – se cível ou criminal, por exemplo. “Informamos os documentos necessários e os órgãos competentes para julgar cada ação”, explica o chefe da Divisão do TeleJudiciário, Eduardo Henrique Furtado.

O TeleJudiciário está autorizado, ainda, a receber reclamações, denúncias e solicitações sobre a conduta de servidores, juízes e serventuários, bem como sobre serviços prestados pelo Poder Judiciário. “As reclamações são direcionadas aos setores competentes para que sejam checadas e as providências possam ser tomadas”, acrescenta a supervisora do sistema, Kiane Maria Ferreira.

 

Fonte: TJMA