Assessores de comunicação do judiciário, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas de todo o país se reúnem a partir desta quarta-feira (02/09), em São Luís, no V Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom). O evento, que marca os dez anos de sua existência, acontece no Rio Poty Hotel, até o próximo dia 4 de setembro. Às 20h, o jornalista Juliano Basile, do jornal Valor econômico fará a abertura do evento com o painel “Por uma Política de Comunicação para os Órgãos da Justiça”, tema central do evento. Durante o dia, a organização do evento estará realizando oficinas e workshops, o credenciamento e a apresentação dos cases finalistas entre os 154 trabalhos inscritos a concorrer nas 18 categorias do 7ª edição Prêmio Nacional Comunicação e Justiça, que vai anunciar os vencedores durante o encerramento do evento na noite do último dia.
No dia 3, quinta-feira , um dos maiores destaques da programação é o apresentador do Jornal Nacional, o jornalista Heraldo Pereira, que também assina a coluna “pinga fogo” no Jornal da Globo – onde entrevista políticos em Brasília. Ele e o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Denis Lerrer Rosenfield, vão abrir a programação do segundo dia do evento, às 8h30, com o painel “Ética e Responsabilidade”. A mesa contará com a coordenação do presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e Assessor de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Marden Machado.
No dia 4 , às 14h15, o Conbrascom dá lugar ao debate “Comunicação na Justiça e Mídia Regional”, que trará o diretor de jornalismo do Sistema Mirante de Comunicação, Rômulo Barbosa, o professor-Mestre da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Ed Wilson e o superintendente de Comunicação da TV Band do município de Imperatriz, Frederico Luiz Maciel dos Santos. Em seguida, às 15h15, o representante da bancada maranhense do PCdoB na Câmara Federal, deputado Flávio Dino fará a conferência “Políticas Públicas, Comunicação e Sistema Judicial”.
Ao fim do evento, os secretários das mesas e os coordenadores das reuniões setoriais apresentam propostas apresentadas por assessores de comunicação de cada órgão participante e é realizada a eleição do próximo Estado a promover o Conbrascom. Após a leitura da Carta de São Luís, será realizada a solenidade de entrega do Prêmio Nacional Comunicação e Justiça, em reconhecimento aos melhores trabalhos realizados por assessores de comunicação nas áreas de impressos e online, audiovisual, projetos especiais e projeto científico. Mais informações no endereço http://www.conbrascom.org/
Fonte: Conbrascom