A Quinta Vara Cível da Comarca de Cuiabá está preparada para a Semana Nacional da Conciliação que será realizada entre os dias 14 a 18 de setembro, em todo o Estado. A juíza Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva e sua equipe tiveram o cuidado de separar todos os processos referentes à Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça para que, aqueles distribuídos até o ano de 2005, sejam julgados até o dia 31 de dezembro deste ano. Cerca de 30 ações têm audiências agendadas para a semana do movimento.
“Parece um número pequeno, mas esses processos têm grande possibilidade de acordo”, informou a magistrada, que também integra a Comissão Estadual do Movimento pela Conciliação, presidida pela desembargadora Clarice Claudino da Silva. O objetivo maior da mobilização é a difusão da cultura da conciliação, da promoção de uma nova forma de resolução de conflitos, com estímulo ao diálogo e à compreensão entre as partes.
Além do Fórum de Cuiabá, as audiências também serão realizadas nos Juizados Especiais do Complexo Maruanã, localizados na Avenida do CPA. Este ano o slogan da campanha é A solução do conflito em suas mãos. Participe!. A Semana Nacional da Conciliação na Região Centro-Oeste será aberta no Estado de Mato Grosso, mais especificamente no dia 14 de setembro no Fórum de Cuiabá.
O Tribunal de Justiça, por meio da Comissão Estadual de Conciliação, tem o apoio de parceiros que aceitaram colaborar com o movimento com ações e divulgação. São eles: Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), Faculdade Afirmativo, Centro Universitário Univag, Assembléia Legislativa de Mato Grosso, Comando-Geral da Polícia Militar.
Fonte: TJMT