O Poder Judiciário do Espírito Santo já está com tudo pronto para participar da Semana Nacional de Conciliação dos processos referentes à Meta 2, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que começa nesta segunda-feira (14/09). A coordenação da Semana no Espírito Santo agendou cerca de 500 audiências de conciliação, que serão realizadas em Vitória, Cariacica e Vila Velha.
A Coordenadora da Semana de Conciliação no primeiro grau, a juíza Janete Vargas Simões, explicou que a maioria dos processos se concentra na área de direito do consumidor e envolve bancos e empresas:”Nós fizemos uma seleção nas varas cíveis da Grande Vitória e vamos trabalhar com aqueles processos que tem uma relação com o código de defesa do consumidor, que tem direitos disponíveis e que há possibilidade de acordos entre as partes”, destacou a magistrada.Cerca de 25 magistrados e 70 servidores estarão envolvidos com a Semana da Conciliação no Espírito Santo.
Sem processos – Os processos referentes à meta 2 estão praticamente em dia no segundo grau do judiciário do Espírito Santo. Por essa razão, o TJES não vai participar da Semana Nacional de Conciliação. A boa notícia foi transmitida pelo desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, coordenador da Semana de Conciliação na segunda instância:
“O Tribunal se mobilizou para realizar a semana da conciliação também em segundo grau, mas todos os processos da meta 2 ou foram julgados ou já estão encaminhados para julgamento. Então, não será necessário realizar essas audiências”, destacou o desembargador Samuel.O Judiciário Estadual encaminhou ao CNJ, em julho deste ano, um levantamento manual de todos os processos protocolados até o ano de 2005 e na Justiça de 2º Grau foram identificados 285 processos pendentes de julgamento no TJES.
Fonte:TJES